Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility CULTURA | abecba.org,br
top of page

Reconhecida como Ponto de Cultura com o projeto “Cultura nas Comunidades”, a Associação Baiana de Empreendedorismo Cultural, do município de Porto Seguro, no Territorio Costa do Descobrimento na Bahia, trabalhou nos últimos dez meses com cerca de 70 meninos e meninas de 7 a 17 anos. A partir de oficinas artísticas em música e dança, Capoeira, puxada de rede, Macule – lê, os alunos puderam ir sendo inseridos no grupo principal da fanfarra Fanjuca Águias Douradas. Neste sábado, 27 de maio, às 9h, os integrantes fazem uma apresentação especial para encerrar o primeiro ano de evolução.

 

O evento tem como ponto de partida a Escola Municipal Governador Paulo Souto. Após essa etapa realizada em núcleo da região da Sede da ABEC, a segunda fase do projeto tem previsão de ser iniciada em Julho deste ano, agora atendendo o bairro do Alto do Complexo Baianão e a Zona Rural Agrovila. A proposta é de contemplar um número ainda maior de crianças e adolescentes.

 

Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmam convênio com a SecultBA e o MinC, e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades. O Ponto de Cultura não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade, é uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte, Educação, Cidadania, Cultura e Economia Solidária.

 

Criados a partir de iniciativas organizadas pelas comunidades, os Pontos de Cultura são estimulados a formularem propostas voltadas, principalmente, para a produção, formação cultural e geração de renda por meio da cultura. Estas iniciativas recebem apoio do governo para se fortalecer. Cada Ponto de Cultura deve agregar atividades realizadas por outros atores sociais e parceiros públicos ou privados. A gestão deve sempre ser compartilhada entre poder público e a comunidade.

 

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia, de 11 de abril de 2014, o Projeto Cultura nas Comunidades, foi aprovado no Edital nº 01/2014 – Chamamento e Seleção de Entidades para a Implantação do Programa Cultura Viva na Bahia. A partir de agora, fazemos parte dessa Rede de Pontos de Cultura do Brasil.  Vamos celebrar!!!

 

PONTOS DE CULTURA – Pontos de Cultura são entidades ou coletivos culturais que compõem uma base social capilarizada e com poder de penetração em variados territórios e comunidades, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Com os avanços conquistados pela Política Nacional de Cultura Viva e sua afirmação a partir da regulamentação da Lei nº 13.018/2014, a missão de articular e mobilizar torna-se cada vez mais estratégica. A Bahia, em 2008, foi protagonista da primeira experiência de estadualização do então Programa Mais Cultura. Naquele ano, lançou um edital que já contemplou 149 instituições. Hoje, com gestão realizada entre MinC e SecultBA, por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), os Pontos de Cultura da Bahia encontram-se distribuídos em todo o estado e têm se expandido cada vez mais. Os dados atuais contabilizam uma rede com 270 projetos, 124 deles com parceria firmada na mais recente seleção, realizada em 2014, que garante um repasse total de R$ 180 mil para cada Ponto de Cultura, em três parcelas anuais. O investimento nos Pontos de Cultura da Bahia já é de mais de R$ 54 milhões, fomentando a manutenção, dinamização, desenvolvimento e autonomia de atividades culturais das mais diversas.

OFICINA DE BERIMBAU

AULA DE VIOLÃO

AULA DE CANTO

bottom of page