Futebol Educacional.

Os projetos de esporte, em geral, priorizam a dimensão procedimento dos conteúdos, devido aos objetivos historicamente relacionados ao desenvolvimento das habilidades motoras e ao desempenho esportivo. Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade já detectamos que o esporte e lazer, tanto para crianças como para qualquer idade é de vital importância, dando-lhe subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade.

 

Fortalece e objetiva a realização de atividades educacionais, sociais, recreativas de esporte e lazer para crianças e jovens pertencentes aos vários grupos étnicos, afrodescendentes do Território de Identidade Costa do Descobrimento do Extremo Sul da Bahia. Visando à inclusão destes no contexto sócio educacional local, minimizando a problemática que os envolve por conta do preconceito e discriminação, existentes principalmente em relação à afrodescendência e por viverem no limite e às vezes abaixo da linha da pobreza, como poderão constatar nos dados do IBGE relacionados neste documento.

 

Com a mesma vertente, o projeto pretende atender as demandas e reivindicações de jovens negros pertencentes às diversas camadas sociais na Bahia e no Brasil, nos vários eventos realizados, a exemplo do 2° Encontro Nacional do Manifesto Negro e Negros Organizados em Luta por seus Direitos, realizado em Maceió no ano corrente (2014 ou 2015), com presença de representantes dos movimentos negros de todo o pais que exigem as condições igualitárias de direito constantes na Constituição Federal, do debate sobre reforma política (Perspectivas da Comunidade Negra) promovido pelo Movimento Negro da Bahia em 2013, Movimento Negro Unificado do Brasil (MNU) seção Bahia que vem discutindo e apoiando institucionalmente os movimentos Negros em todo o Estado e de tantos outros movimentos e organizações alguma já com reconhecimento mediático a exemplo do Olodum que tem como membro fundador Carlinhos Brown.  

 

No Brasil, e na Costa do Descobrimento não é diferente, a efetivação da Lei 10.639/03, estratégica na redução das relações étnicorraciais, ainda é pouco consistente e a política de promoção da igualdade ainda desarticulada e precária na transversalidade. As universidades da região precisam assumir de fato os estudos e pesquisas realizadas muitas vezes com esforços individuais de poucos professores e professoras/pesquisadores e pesquisadoras junto alunos e alunas/orientandos (as), ou seja, lutamos também contra o racismo institucional.

 

Capoeira, Puxada, Macule – lê.

Herdadas das três principais culturas formadoras do povo brasileiro, as manifestações populares da Bahia mostram a riqueza da criatividade do povo baiano e a força dos ensinamentos e práticas que seguem por gerações. Da festa de Reis aos folguedos de boi, samba de roda e Lindro Amô até festas populares, tudo se reflete em beleza, arte e na peculiar baianidade, que encanta o país e torna a Bahia um lugar ímpar.

  A  Bahia tem uma cultura muito diversificada dentro do Brasil. Tem as  mais típicas manifestações culturais populares, a  capoeira, com seus  movimentos ágeis, que mexe o corpo todo,  mistura de dança e de luta, o maculelê  dança  com bastões e facão, a puxada de rede com seu  jeito de dançar e de representar, juntam-se a crenças e lendas, resultando num verdadeiro folclore que é a cara da Bahia a terra de todos os santos, ritos e mitos, suas 
características próprias, provém desta  rica miscigenação. Portanto, fortalecer e promover a cultura popular afro brasileira  é estar contribuindo para a preservação do patrimônio imaterial do Estado da Bahia, através de apresentações culturais e exposição de produtos artesanais, voltadas para a afirmação, sustentabilidade, circulação e registro das diversidades culturais

 

1/4
ABEC   -   73 98256 5022  / 73-99950-7048​
Atendimento: das 8:00 as 11:30  das 14:00 as 17:30

Rua: Benedito Marques da Silva, 210 – 2º Etapa – P.E João Carlos - Porto Seguro - Bahia

Email: cidadao336@gmail.com